• Brazil Beef Quality

[Especial Meat Day] Fatores que afetam a qualidade da carne dentro da porteira

Atualizado: 7 de Ago de 2019

O blog estará nos próximos dias lançando matérias dos temas que serão abordados durante o Meat Day. Nesta série de 5 artigos, começaremos com o Professor Otávio R. Machado Neto da UNESP/Botucatu-SP.


Neste artigo, o Prof. Otávio apresenta os primeiros passos para a produção de carne de qualidade superior. De forma crítica e provocatica, ele demonstra quais são os fatores que precisamos ficar atentos e que serão discutidos de forma mais aprofundada no Meat Day.



"Quando o assunto é produção de carne com qualidade, o planejamento deve ter início ainda na preparação das vacas para a reprodução. A escolha da raça a ser utilizada em sistemas que utilizam o cruzamento, bem como a escolha correta do sêmen ou touro, podem influenciar o resultado final. A alimentação e nutrição da vaca gestante é outro ponto de grande importância em virtude de eventos fisiológicos que ocorrem durante a gestação. As vacas que são submetidas à um pobre plano nutricional ao longo da gestação (o que é comum no Brasil) poderão produzir bezerros com baixo potencial de crescimento e baixa predisposição para acúmulo de gordura (triglicerídeos) no interior dos adipócitos intramusculares (Marmoreio!). A adoção do cruzamento com utilização de sêmen de touros da raça Angus em vacas da raça Nelore tem sido crescente no país. Atualmente, a venda de sêmen de touros Angus já superou as vendas de Nelore, mas as práticas necessárias para explorar ao máximo o potencial de animais F1 Angus-Nelore têm sido pouco discutidas. Após o nascimento do bezerro, as práticas nutricionais adotadas nos primeiros noventa dias de vida podem impactar positivamente ou negativamente nas características do produto final. Iremos discutir como isso acontece. No Brasil, os bezerros comumente são desmamados (separados de suas mães) entre 7 e 8 meses de idade mas métodos alternativos de desmama podem colaborar para a melhoria do produto final e isso será discutido na nossa apresentação."


"Após a desmama, os bezerros podem ser submetidos à terminação em confinamento (caso tenham sido preparados para isso!) ou destinados à recria em pastagens (prática mais comum em nosso país). O que é melhor? Desmamar bezerros e submetê-los à terminação intensiva em confinamento ou recriá-los em pastagens até atingirem um peso-alvo para a terminação? Isso afetaria atributos de qualidade da carne? Iremos discutir esses pontos cruciais no evento. Existem muitas discussões sobre que tipo de animal deve ser produzido e a qualidade da carne resultante: machos-castrados? machos-inteiros? vacas de descarte? novilhas? Nós mostraremos resultados recentes de pesquisa comparando características da carne de machos jovens castrados e inteiros, bem como de vacas de descarte, novilhos e novilhas imunocastrados abatidos aos 14 meses de idade. Alguns alimentos e nutrientes específicos podem afetar características importantes da carne, como o sabor. O caroço de algodão é o caso mais polêmico. Usar caroço de algodão pode afetar negativamente o sabor da carne? A manipulação de nutrientes específicos como vitaminas e minerais podem afetar a vida de prateleira e coloração da nossa carne? Iremos debater sobre quais estratégias nutricionais podemos utilizar para aumentar o grau de marmoreio. Animais que pastejam e caminham por longas distâncias e/ou sobem morros podem produzir carne mais dura? "


Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre esses pontos, venha participar do Meat Day


Abraços,


Prof. Otávio R. Machado Neto

_________________

O Meat Day é o encontro dos profissionais que atuam no mercado de carnes especiais para discutirem a produção de carne de qualidade (pecuaristas, profissionais da indústria, casas de carne, chefes e apreciadores). A primeira edição do Meat Day será em Piracicaba-SP (10 e 11 de outubro de 2019), na Cervejaria Leuven, ao lado das ruínas do Antiga Usina de Açúcar, que está localizada no bairro Monte Alegre, um dos principais cartões postais da cidade! No encerramento do encontro, os participantes serão agraciados com festival Carnivoria e cerveja Leuven.



0 visualização

Contato - Brazil Beef Quality

Brazil Beef Quality LTDA - ME (BBQ)

Avenida João Teodoro, 1234, AnimalsHub, Piracicaba-SP

+55 19 9 9750 1050

bbq@bbq-br.com

©2018 by Brazil Beef Quality - BBQ